sábado, 26 de diciembre de 2009

Deleuze me persigue...

Agenciamentos corpóreos e expressivos – artistas e precários, arte e política

No capítulo Postulados da lingüística de Mil Platôs, Deleuze e Guattari criticam a lingüística e introduzem uma ‘pragmática’ ou ‘política da língua’ que não se interessa por aquilo que o enunciado significa, mas pelo que ele pode no sentido de promover transformações incorpóreas nos corpos individuais e sociais. E, ao considerar que o enunciado não deve ser atribuído a um sujeito único que lhe é externo, buscam os agenciamentos coletivos que operam por dentro e por fora dos enunciados.

Num campo social dado – nossas ‘heteroformances’, por exemplo, nos encontramos frente a dois tipos de formalização que não se excluem: a de conteúdo e a de expressão. Ao conteúdo e à forma correspondem formalizações distintas: “a forma de expressão será constituída pelo encadeamento dos expressos, assim como a forma de conteúdo será constituída pela trama dos corpos” . Quando um movimento social e artístico ocupa um prédio (forma do conteúdo), há misturas de corpos individuais e coletivos entre eles, e mistura desses corpos com o próprio corpo do prédio. Enquanto a notícia transmitida pela mídia (forma da expressão) “movimento de Sem Teto ocupa prédio abandonado” entre outros enunciados impressos em cartazes, camisetas e faixas exprimem transformação incorpórea mas que é obrigatoriamente atribuída a um corpo ou conjunto de corpos. Contudo, a forma de expressão não constitui uma representação da forma de conteúdo: expressões intervém nos conteúdos e conteúdos nas expressões, de modo recíproco mas não necessariamente simétrico e, sobretudo, sem primazia de um sobre o outro.

1 comentario:

  1. Pucha MArcelinha.... con todas las ganas que siempre tengo de escucharte, de leerte y no entiendo na'... creo que prefiero que algun dia me enseñes portugues a usar el impersonal traductor de google.
    Amiga, desde este lado de la cordillera te envio un abrazo gigante y eterno, como nuestra amistad, no te olvides que te quiero mucho mucho mucho y confío en tí, asi que cuentame de tus logros :)
    Saludos a tu mamá y familia

    Sole :)

    ResponderEliminar